quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reta final..Emoções e sentimentos á flor da pele!

 
 
          A gravidez é uma fase na vida da mulher que a cada dia gera muitas e milhares de emoções e sentimentos...Cada semana você passa por mudanças fisícas e psicológicas, onde nunca pensou que seu corpo suportaria.
          Enfim, hoje vou falar dos sentimentos e espectativas que venho passando nessa fase final, que são muitos, tenho certeza que não fui e nem sou a única que esta passando por isso.
         Felicidade é a primeira coisa que sentimos ao saber que a hora tão esperada esta chegando, você vai poder finalmente conhecer seu bebê e vai poder praticar tudo aquilo que vinha planejando desde quando soube que estava grávida, afinal mesmo não sabendo o que nos espera, criamos mil e uma espectativas e metas.
        Junto com a felicidade a partir das 34 semanas, começa a aparacer a ansiedade, comigo foi a partir dae que comecei a perceber que esta tão perto de receber minha pequena em meus braços, antes dizia que não estava nervosa e muito menos ansiosa pois eu já tinha uma pequena noção do que tenho que passar, mas como sempre principalmente na vida de nós grávidas, tudo muda! Então a ansiedade vem tomando conta de mim, não sei bem certo o porque, talvez seja ansiedade fisíca pois meu corpo já esta se cansando, com o peso em excesso, a barriga enorme que impossibilita até mesmo de se abaixar e sentar, as contrações, a dor nas costas que ja havia me acostumado agora estão se tornando insuportáveis...Também não deixo de admitir que a ansiedade psicológica também vem me assombrando. Como será o grande dia? Vai dar tudo certo? Minha bebê vai nascer saudável? Sera que vai doer? Enfim essas são apenas umas das milhares espectativas que tenho para o grande dia, e acho que a maioria das grávidas que estão na fase final ou mamães que ja passaram por isso. É impossível você não pensar nisso, eu principalmente, pois agora com 36 semanas todos estão super cuidadosos comigo, minha família vem me acompanhando na ansiedade, pois todos estão super ansiosos com a chegada da Fernanda Cristina.
      Estresse também vem me acompanhando nesse ultimo trimestre, o fato de eu ser o centro das atenções por um lado vem me incomodando, pois muitas vezes o que queremos é simplesmente ficar deitada, dormindo, assistindo, ou simplesmente descansando, e por você querer isso, tooodos ficam preocupados com você, se esta bem, porque quer ficar só deitada e blá blá blá...Eu sei que estou sendo injusta, porque na verdade o que minha família quer é me ver bem, mas grávida é um bichinho  muito estranho e danado de lidar (principalmente eu!), emoções a flor da pele fazem você falar o que te vem na teia! Por outro lado eu me sinto muito privilegiada por ter as pessoas que amo muito se preocupando comigo e com minha filha, nessa reta final o apoio e a paciência de quem você ama ajuda a superar 50% dos anseios que existe em sua mente.
     O medo também toma conta! Pode ser um medinho de nada como pode ser um medo de entrar em pânico! Muitas grávidas tem pânico e receio da hora do parto, afinal como eu falei não sabemos o que realmente nos espera, mas olha não é um bicho de sete cabeças. Na verdade eu acho que, o que realmente assusta as mulheres é escutar outras (principalmente mulheres de mais idade) contar suas experiências do parto, que doeu horrores, que sofreu muito e não sei mais o que...Gente antigamente não tinham muitos equipamentos,muitos recursos, eu agradeço muito a tecnologia e a ciência ter avançado, pois hoje pelo relato de muitas amigas minhas que tiveram recentemente bebê, NÃO EXISTE DOR! (na cesária lógico).. Quanto ao parto normal eu não tiro a razão de que as dores pra muitas são insuportáveis, mas nosso corpo foi preparado pra isso (afinal,é um meio natural). E digo mais, se fosse tão ruim, e tão doido como muitas falam, ninguém teria filhos... Desse tipo de medo eu não estou sofrendo! Isso serve como uma dica, conversar com mulheres que ganharam bebê recentemente tranquiliza e muito!
     Outro tipo de medo (esse eu tenho) é se tudo vai dar certo, se tem tudo o que precisa nas malas da maternidade (minha cesária vai ser em outra cidade), se os documentos estão tudo certinhos, e principalmente Será que meu marido não vai ter um treco?? hahahaha. Gente tenho certeza que não é só o meu marido, mas a ansiedade toma conta também deles coitados!
     PENSAMENTO POSITIVO esse não pode faltar, é ele que nos livra de tooodooos esses medos esquisitos e nos deixa tranquilas, é bom nosso parceiro e nossa família também cultivar isso, pois tendo pessoas confiantes ao seu lado muitas dessas paranóias nem vão existir!
      Acho que por hora é isso!!! hahaha, se alguma de vocês gravidinhas e mamães tiveram outros tipos de emoção e sentimento me contem viu?!
 
Beeeijos
 
 

2 comentários:

  1. Flor acredite sou mãe de segunda viagem e ainda nem completei 30 semanas, mas tudo que vc escreveu é o que eu estou passando, meu primeiro filho nascceu prematuro de 7 meses, então minha cabeça está à mil, nem completei 7 meses mas estou quase e fico pensando será se esse vem prematuro enfim, um monte de coisas passa pela nossa cabeça, a é assim mesmo devemos pensar positivo fica com Deus vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô minha flor, nós grávidas e nossas paranóias né amiga??? Não se preocupe vc sabe que cada gravidez é diferente, e olha pensamento positivo semmmpre vai dar tudo certo, Deus e os anjos da guarda estão cuidando de ti minha querida, te desejo muuuuuita sorte viu?!!! Creio que depois que nossos anjos nascem a gente percebe que é só paranóia da nossa cabeça mesmo hehehhe....Beeeeeeijo querida

      Excluir