segunda-feira, 10 de junho de 2013

Depressão Pré parto.....

 
           Bom, hoje vou falar de um assunto muito sério, que nunca tinha ouvido falar até acontecer comigo. Na verdade eu ja tive depressão antes da gravidez há uns 2 anos atraz, fiz tratamento e tudo até que consegui reverter a situação.
          Porém ano passado, quando eu soube que estava grávida pensei em fazer mais do que ja fazia em meu emprego, sou vendedora em uma loja de calçados e o dia se resume em subir e descer escadas, entrar na vitrine, correr o dia todo e ficar de pé...Isso sem contar o esforço mental (paciência, sorriso no rosto sempre etc...), então eu jurei pra mim mesma que a partir deste dia eu ia me esforçar mais ainda pra não depender muito das minhas colegas de trabalho e assim foi até os 4 meses de gestação... Nestes 4 meses eu me stressei muito por conta de uma colega minha, e eu sempre pensei em continuar para dar o melhor pra minha filha, mas quando eu estava apenas de 2 meses e meio, tive que lidar com uma ameaça de aborto devido ao grande acúmulo de stress, ainda bem que nada aconteceu consegui me tratar a tempo.
          A partir desse dia eu trabalhava o dia todo, chegava em casa queria ficar sozinha em meu quarto, sem falar com ninguém sem ver ninguém, o meu mundo era meu quarto e minhas músicas.... Depois disso, tudo o que eu comia voltava, minha pressão ia lá embaixo e detalhe eu estava com uns 5 meses e eu ja não sentia mais minha bebê se mexer quase, até que em um certo dia comecei a chorar porque não queria ir trabalhar ia o caminho inteiro chorando, chegava lá passava mal, e depois o choro não era só por esse motivo era por tudo!!
       No dia da consulta meu marido conversou com o meu obstetra que além disso ele é psicólogo (Salvação), e ele teve certeza de que o que eu tinha era depressão pré parto. O motivo não era minha bebê, o motivo na verdade foi exigir mais de mim em um momento em que eu deveria me manter mais calma, e outro motivo: é hereditário, minha mãe também sofre com isso...
      E agora? como vou lídar com isso? Bem, não tivemos outra opção á não ser começar o tratamento com antidpressivo, pra mim foi o fim do mundo, logo no momento em que eu tinha certeza que seria o mais especial e maravilhoso me vem isso denovo? Comecei então o tratamento, continuei trabalhando normal, mas isso durou pouco tempo, pois o meu stress não diminuia só aumetava eu estava me stressando muito com uma guria que trabalhava comigo, tanto que fui falar com meu chefe, mas nada adiantou acho que ele nem deu bola e ela continuava de birra comigo, até um certo dia que eu consegui passar dos limites e bater nela! SIM e bati nela, dentro da loja sai do controle totalmente!!! Resultado mais uma consulta urgênte! Foi nesse dia que meu obstetra me encaminhou para um psiquiatra para ver o que podiamos fazer pois se continuasse assim iria haver aborto espontanêo....Conversei com meu chefe sobre a briga e ele foi super gente boa, e me falou pra mim ir consultar e se eu quisesse afastamento ele ia aceitar numa boa, porque ele sabia que o problema estava ficando extremamente sério.
     Fui ao psiquiatra e mesmo ele estando acostumado com pessoas estressadas, choronas e etc, ele se APAVOROU do estado em que me encontrava eu só sabia chorar e tremer, novamente ele mexeu no antidepressivo dobrando a dose, da pra acreditar? Então questionei ele se fazia mal pra bebê, ele falo que mal ia fazer se eu não tomasse! Me deu 15 dias de atestado me proibiu de ir na loja (pense que absurdo!) e inclusive me fez o encaminhamento para me afastar do meu emprego.
    Fui ao INSS, e mais uma vez a apavoraçao do médico períto, me disse que estava sem chances de trabalhar e que ia me dar 2 meses de afastamento, entrando no 8ª mês eu pegaria a minha licença....
    Olha, vou ser bem sincera, foi um milagre eu não ter perdido essa criança! A partir destes dias em que fiquei em casa minha bebê voltou a se mexer (muito inclusive), engordou e cresceu bem, e eu... eu to super bem mudei totalmente porém eu ainda estou no tratamento e terei de continuar mesmo depois do nascimento dela, para que não ocorra a tal depressão pós parto.
     Vocês gravidinhas querem uma dica? Por favor não se stressem com nada, eu sei que é difícil mas tenham em mente o que eu passei como uma lição. Depois da minha licença irei fazer um acordo e vou sair de lá pois fiquei com trauma de entrar lá, por tudo o que passei...Não tentem se esforçar mais do que vocês possam não vale a pena, eu consegui reverter a situação graças a Deus, mas se acontecesse algo com minha filha eu jamais iria me perdoar.....
     TOMEM CUIDADO, analisem os sintomas e se for preciso vão no psicologo ou no psiquiatra se tratem e se cuidem pois muitas vezes a situação pode se  tornar irreversível!!
 
 
Beeeijinhos
   
 

4 comentários:

  1. Nossa flor que coisa horrível mas deus interviu por vc e sua família, sua filha merece todo esforço do mundo,tem emprego que acaba com a pessoa af,, e quanto a guria achei uma falta de respeito dela mesmo sabendo que tu estava grávida, mas Deus está no controle curta muito seu final de grávidez e fica em paz, bjusssssssssssssssssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que existe Deus em nossas vidas né amiga!!!! Obrigada pelo carinho beeeijo beeijo

      Excluir
  2. Oii Rafa, nossa vc passou por uma barra hein!? Mas Deus sabe de todas as coisas, tanto é que seu bebe está ai, forte e saudável. Que Ele continue a abençoar sua gravidez! Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Poisé flor foi bem complicado, mas graças a Deus tudo ta ótimo agora.... Beeeeijão pra ti e pra minha xara Rafinhaa hehee ;****

    ResponderExcluir