domingo, 28 de julho de 2013

Minha experiência com amamentação...

    
 
    O tão esperado momento por mim para desabafar relatar a experiência que estou tendo com a amamentação...
    Sempre imaginei que amamentar fosse a coisa mais fácil do mundo, onde o bebê sem birra nenhuma pegasse o peito certinho e começava a mamar...Mas tive e estou tendo a amarga resposta de que isso acontece somente no comercial da jhonson´s. No post sobre preparação dos seios, falei sobre meu medo da Fernanda não pegar o peito por eu ter bicos planos, mas isso não foi o único problema....
    Na verdade tudo ja começou errado na maternidade, com a pediatra que meu obstetra havia me indicado, acho que ela pensava que, eu mãe de primeira viajem já tinha experiência com amamentação, não tive incentivo nenhum na amamentação nem dela e nem das enfermeiras que ali estavam. Algumas horas depois que cheguei da cesárea eu tentei amamentar a Fernanda, pois, por incrível que pareça eu tinha já bastante leite ( a anestesia não me atrapalhou nisso), mas como meus bicos eram planos ela não conseguiu pegar, falei para a pediatra quando veio nos ver e ela não fez questão nenhuma de me ensinar a pega correta e muito menos viu meus seios, apenas me disse que então iria mandar vir a cada 2 horas o complemento... Ok né! Mesmo ela falando isso e mandando o complemento eu sempre tentava fazer ela pegar no peito mas não conseguia, e para não deixa-la com fome eu dava o complemento com a seringa... E assim foi, se passaram dias, eu alimentava ela na seringa mas com o meu próprio leite e sempre antes disso tentava dar o peito pra ver se ela pegava, insisti muito e ela esperneava, chorava e nada... Com uns 15 dias resolvi dar a chuquinha com meu leite pois tenho muito e ela tomava até 2 numa vez.
   Com 21 dias de vida, resolvi levar a Fernanda em outra pediatra, chegando lá contei o que havia acontecido e ela me ensinou a pega correta e me surpreendi, ela pegou o peito e não largava mais, fiquei super feliz pois pensei  "agora sim ela vai pega no peito". O que mais me deixou frustrada e decepcionada foi ao pesa-la ver que tinha aumentado muito pouco nesses dias, meu mundo desabou, me senti a pior mãe do mundo inteiro.... Por esse motivo, a pediatra me orientou a amamentar a cada 2 horas e depois complementar com o copinho (com próprio leite matero), pois ela é totalmente a favor da amamentação e bem neurótica com isso, e mandou nós voltar a cada 5 dias para nos acompanhar melhor. Após esse dia estou efrentando ainda a dificuldade dela aceitar o peito, mamar de 2 em 2 horas então é uma missão impossível, então eu amamentava a hora que ela acordava berrando de fome....Por inumeras vezes eu chorei junto com a minha pequena, desde p dia 24 ela estava irritada, chorosa e eu imaginava que era cólica, entã na sexta feira dia 26, depois de um dia cansativo de ve-la chorando resolvi dar a chuquinha com meu próprio leite e pra minha surpresa ela mamou tanto...e com isso pude perceber que ela não chorava de cólica mas sim de fome!!! Mais uma vez me senti a pior mãe do universo. Portanto eu vou sim dar além do peito a chuquinha com meu leite, acho que mais errado que isso é deixar seu bebe passar fome por querer amamentar somente no peito.
   Infelizmente minha experiência com amamentação exclusiva no peito foi frustante, mas não por falta de vontade minha e sim pelo fato de não me ensinarem a pega correta quando ela nasceu, mas enfim finalmente essa etapa de ve-la chorando de fome passou e da até de perceber que ela ja conseguiu ganhar peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário